» » Plural de qualquer

Plural de qualquer

Tem dúvidas para conseguir escrever de maneira correta em seus textos o plural de qualquer? Fique por dentro de todas as informações relacionadas a este assunto da língua portuguesa acertando em seus próximos textos.

Plural de qualquer

De acordo com as normas cultas relacionadas ao português, o plural da palavra qualquer se refere à palavra quaisquer indicando o número plural o qual mostra mais de uma unidade apresentada em determinada frase.

Com relação a este assunto, as palavras possuem o número singular, referente a uma pessoa,  e o plural que indica a presença de mais de uma pessoa ou objetos sendo que a norma geral neste caso consiste em acrescentar o s ao final para formar o plural.

As expressões que terminam em “r” como é o seu caso formam o plural acrescentando a terminação “es” à palavra utilizada no singular.

Já a palavra qualquer diferencia na formação do seu plural com relação a estas duas regras porque como é feita a partir da composição por justaposição das palavras qual e quer sem alteração de sua escrita original.

Por isso, no seu plural ocorre a passagem para o plural da primeira palavra que a compõe, qual, que passa a ser quais acrescida de quer formando com isso a palavra quaisquer que indica a existência de mais de uma pessoa ou objeto que não tem uma delimitação específica.

Exemplos:

Eu vou continuar o meio caminho quaisquer que sejam os obstáculos existentes.

Esta campanha pode receber ajuda de quaisquer pessoas interessadas em melhorar a vida de crianças carentes.

Os funcionários desta empresa tem eficiência no trabalho quaisquer que seja a área em que atuam.

As meninas, quaisquer que sejam as orientações dos adultos, insistem em querer aproveitar a vida de maneira equivocada.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Plural