» » Para você ou Pra você? Como escrever Corretamente?

Para você ou Pra você? Como escrever Corretamente?

Uma pequena letra a mais ou a menos já é capaz de causar certa confusão e automaticamente, dúvidas. Por isso pensamos nesse post para evidenciar alguns detalhes que diferem as expressões para você e pra você, confira:

Para você ou Pra você?

Nesse caso, ambas as maneiras de escrita estão corretas, mas não possuem igual valor de interpretação e uso, por isso se torna fundamental entender as diferenciações presentes entre os casos e perceber quando será melhor utilizar cada um deles.

Vale frisar que possuem igual sentido, sendo assim a diferença entre para você e pra você é pontual, devendo passar por uma análise de contexto do lugar onde é dito ou para quem é referido, por exemplo.

Quando usar “Para você”?

Para você é a versão mais formal da expressão, sendo justamente a forma recomendável de uso por poder estar correta em todas as situações, podendo ser utilizada desde documentos e apresentações até conversas no meio virtual.

Assim, faz parte tanto da fala quanto da escrita de uma maneira muito presente, principalmente dentre aqueles que optam por adotar o tom formal de forma generalizada, o que pode diminuir a possibilidade de dúvidas como essas.

Exemplos com “Para você”:

  • Envio para você o documento requerido.
  • Entendo que para você a demanda seja outra, irei verificar.
  • Foi solicitado para você o exame das amostras, favor avisar ao concluir.
  • Para você, há uma nova pasta a ser revista.

Quando usar “Pra você”?

Já a expressão pra você é completamente informal e ao contrário do modo anterior, não pode estar correta em todos os sentidos, já que em espaços de trabalho ou estudo, por exemplo, seu uso não é bem vindo e pode até mesmo demonstrar certo desleixo ou desconhecimento.

Caso ainda deseje a utilizar, é importante que faça isso em conversas com pessoas próximas, seja pessoalmente ou virtualmente, mas sempre percebendo com quem está falando e o espaço no qual é dita.

Exemplos com “Pra você”:

  • Já falei pra você, amiga.
  • Mãe, comprei lanche pra você.
  • Meu irmão mandou pra você.
  • Fiz isso pra você, amor.

Atualizado em: 01/06/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente