» » 17 Origens de Palavras mais curiosas da Língua portuguesa

17 Origens de Palavras mais curiosas da Língua portuguesa

A Língua portuguesa é composta por diversas palavras e algumas delas, em especial, são capazes de nos despertar certa curiosidade em razão de como surgiram. Então, partindo da ideia de estudo de Etimologia, confira logo abaixo as Origens de Palavras mais curiosas da Língua portuguesa, olha só:

Funâmbulo

Funâmbulo é a pessoa que realiza atividades como a dança em uma corda bamba, podendo ser o termo utilizado para se referir também a quem fica sem saber qual lado seguir, mudando de opinião com frequência.

Essa palavra tem origem no idioma latim a partir do termo Funambulus que significa justamente aquele que anda sobre a corda, uma vez que Funus representa corda e Ambulare tem o sentido de andar.

Trabalho

Outra palavra que também se originou no idioma latim é Trabalho, que por sua vez é associada a Tripalium, nome latim para uma ferramenta utilizada para o transporte de cavalos e bois quando estavam indo serem ferrados.

Outra associação possível está ligada a esse ter sido também o nome de uma ferramenta de tortura amplamente utilizada no passado.

Denegrir

Com origem no latim, Denegrir deriva do termo Denigrare que tem como sentido tornar escuro. Dessa forma, têm sido cada vez mais constantes os debates sobre a etimologia racista da palavra, onde deixar algo escuro é associado a algo negativo.

Luta

Como o latim influenciou bastante no surgimento do nosso idioma, Luta também está associado a ele, mais especificamente com base na palavra Luctor, utilizada para se referir ao combate, atos contínuos de esforço.

Barroco

Agora já falando de uma origem diferente, Barroco é um termo que provém do idioma francês, onde Baroque representa algo dotado de extravagância, aquilo que chama muita atenção e pode ser lido até mesmo como bizarro.

Assim, esse foi o nome dado a um dos movimentos artísticos mais marcantes da História do Brasil, voltado realmente a extravagância que representava as riquezas minerais encontradas no país ainda enquanto colônia de Portugal.

Espelunca

Espelunca, por sua vez, surgiu com base no grego spéleos, termo utilizado para se referir a cavernas e covas. Assim, hoje o termo é utilizado no sentido de se referir a um local feio, com aparência estranha e mal acabada.

Carioca

Carioca é o nome dado aos que nasceram da cidade do Rio de Janeiro e a expressão surgiu com base no idioma dos primeiros habitantes de lá, os indígenas. Em Tupi, kara’iwa significa homem branco e oca é casa, assim a palavra tem o sentido de “casa de homem branco”.

Computador

Computare é um termo em latim que posteriormente fez com que surgisse a palavra computador, tendo inicialmente o sentido de calcular, já que de fato essa foi a primeira utilização do item que hoje já nos oferece muitas outras possibilidades a partir do seu uso.

Moleque

Uma das línguas mais faladas em países como Angola, foi do Quimbundo que surgiu o termo moleque, escrito a principio como mu’leke e tendo o mesmo sentido de garoto. Hoje, pode também ter um sentido pejorativo em determinados contextos.

Salário

Salário surgiu a partir de Salarium, expressão em latim que, ao longo do Império Romano, passou a representar o nome do valor destinado aos soldados para que pudessem manter a si mesmo e suas famílias.

Hoje, para além do contexto, o sentido não mudou muito. Isso porque continua sendo o nome dado a remuneração que recebemos diante do nosso trabalho.

Amor

O latim também fez surgir amor, uma vez que no idioma havia a presença do termo amare , usado para representar o sentimento verdadeiro que uma pessoa poderia ter por outra. Atualmente, ainda vemos o emprego desse mesmo sentido.

Cretino

Em Francês já era utilizado o termo Crétin para definir a pessoa que possui retardo mental. Assim, diante da proximidade com Portugal, o país passou a utilizar a palavra Cretino, influenciando o seu uso também no Brasil.

No entanto, aqui não diz respeito a doenças psicológicas e sim a quem age de maneira idiota, irresponsável.

Filosofia

A Filosofia é uma área bastante ampla de estudo que tem o seu nome em si associado ao idioma latim. Dessa forma, com base no estudo de Etimologia, podemos ainda afirmar que tem como significado “amor pelo conhecimento”.

Abacaxi

Um fruto bastante característico do nosso país, Abacaxi é um nome formado pela união dos seguintes termos tupis: i’bá e ká’ti que, respectivamente, significam fruto e cheiro agradável, formando assim o sentido da nomeação.

Carnaval

Foi o idioma latim que colaborou para o surgimento da palavra carnaval, pois no mesmo já existia o termo Carne levare, usado para representar o afastamento da carne. Hoje, essa é uma das principais festas populares de todo o mundo.

Cultura

A partir da palavra Colo, em latim, surgiu a cultura. A princípio, era utilizada no sentido da agricultura para se referir ao que era cultivado em determinado espaço, mas com o tempo o sentido se tornou mais amplo e passou a fazer referências às práticas tradicionais de um determinado local.

Forró

Forró surgiu em razão de Forrobodó, termo africano que tinha o sentido de festa. Com isso, hoje define esse estilo musical e de dança que se tornou bastante popular no Brasil, sobretudo na região Nordeste do país.

Atualizado em: 06/11/2023 na categoria: Semântica