Semântica

Se eu Vier ou Se eu Vir?

As duas formas de escrita da expressão estão corretas. Porém, são usadas em situações diferentes, pois na expressão “se eu vier” está sendo conjugado o verbo “vir” e na expressão “se eu vir” o verbo conjugado é o “ver”. O …

Há dez anos atrás ou Há dez anos?

O mais correto é optar pela expressão “há dez anos”. A expressão “há dez anos atrás” carrega redundância e é mais comum na língua falada. Quando conjugado como verbo impessoal, o verbo haver já traz a ideia de tempo transcorrido. …

Entre eu e ele ou entre Mim e Ele

O certo é optar pela expressão “entre mim e ele”, diante de frases de oposição do gênero. A expressão “entre eu e ele” está equivocada. Isso porque “entre” é uma preposição. E, segundo a norma culta, após preposições deve-se empregar …

Risco de Vida ou Risco de Morte?

As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Tanto risco de vida quanto risco de morte querem comunicar a mesma coisa: estar correndo perigo de perder a vida. A expressão “risco de vida” foi e continua sendo a mais utilizada …

Mas ou Mais – Quando Usar Mais e Mas

As duas palavras estão corretas, porém devem ser usadas de formas diferentes. “Mas” dá ideia de oposição ou adversidade, enquanto “mais” indica ideia de quantidade e intensidade. Mas – Significado e Quando Usar A palavra mas dá ideia de oposição ou adversidade. Trata-se a uma conjunção adversativa, que …

Modesta Parte ou Modéstia à Parte?

A maneira correta é modéstia à parte. Essa expressão é utilizada quando alguém se gaba de algo, não considerando a humildade ou a despretensão. Exemplos com Modéstia à Parte: Modéstia à parte, eu sou a garota mais bonita dessa cidade; Vocês …

Só, Sós ou A Sós

De acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa as três formas estão corretas e podem ser utilizadas, mas de maneira diferenciada. Só Só significa sozinho ou solitário e, por isso, deve acompanhar a flexão do substantivo em número. É …

Para Eu ou Para Mim?

Para eu e para mim então corretas gramaticalmente, porém devem ser usadas em situações diferentes. A expressão “para eu” deve ser utilizada somente quando ocorrer na frase uma menção ao sujeito da oração, porque “eu” é um pronome reto que pode ser …

Entre ou dentre

Fique sabendo das informações bem como a forma correta de escrever Entre ou Dentre e ainda conheça os principais usos relacionados com elas. Entre ou dentre As duas palavras existem na Língua Portuguesa e podem ser usadas sendo que a …

Para mim ou Para eu

As duas formas estão corretas gramaticalmente, mas devem ser usadas em contextos diferentes. Para Mim A expressão “para mim” pode ser usada nos casos em que assumirá a função de um objeto indireto do verbo. Exemplos com Para Mim: Este …

Algum, nenhum ou qualquer

Quer saber como se escreve algum, nenhum ou qualquer? Então confira aqui! Algum, nenhum ou qualquer Com sentido negativo, alguns falantes usam os pronomes indefinidos algum, nenhum e qualquer. Porém essa é uma significação negativa não unanimente aceita ainda mais …

Respondeu o ou respondeu ao

Se você sempre fica me dúvida quanto a forma correta de escrever respondeu o ou respondeu ao, confira o correto! Respondeu o ou respondeu ao Na dúvida entre escrever: respondeu o ou respondeu ao, saiba que, com um complemento apenas, …

Visava o ou visava ao

Veja aqui como usar as palavras visava o ou visava ao e não tenha dúvidas ao escrever certo. Visava o ou visava ao Embora visava ao seja a forma mais correta, de acordo com as regras gramaticais do nosso português …

Convosco ou com vós

Veja aqui a maneira correta de escrever convosco ou com vós e saiba como utilizá-las corretamente. Convosco ou com vós Tanto convosco ou com vós estão corretas, mas é preciso que sejam usadas em situações diferentes uma da outra. Por …

A omelete ou o omelete

Veja aqui a maneira correta de escrever: a omelete ou o omelete. A omelete ou o omelete Para a palavra omelete não existe um consenso acerca do gênero dela. Podemos encontrar em alguns dicionários que esse é um substantivo feminino, …

Segue anexo ou Segue em Anexo

As duas formas estão corretas, pois anexo pode ser usado tanto como substantivo quanto como adjetivo. O termo anexado também está correto, sendo adjetivo ou particípio do verbo anexar. Vem do latim ANNEXUS, que significa ” “juntar, colocar junto a”.  O …

À custa de ou às custas de

Possui interesse em retirar as suas dúvidas com relação às expressões à custa de ou às custas de? Conheça as principais informações relacionadas com este assunto a seguir. À custa de ou às custas de Para iniciar as ponderações com …

Ela mesma fez ou ela mesmo fez

Pretende compreender a melhor forma de usar as expressões ela mesma fez ou ela mesmo fez? Saiba os principais detalhes relacionados com este assunto em seguida neste artigo. Ela mesma fez ou ela mesmo fez. Ao ponderar com relação a …

A musse, o musse, a mousse ou o mousse

Muitas expressões causam controvérsias quanto ao seu uso adequado como a musse, o musse, a mousse ou o mousse. Para que você não erre mais em seu uso veja as regras corretas em seguida neste artigo. A musse, o musse, …

Tudo bem ou tudo bom

Quer conhecer as formas mais corretas de acordo com o português para usar as expressões tudo vem ou tudo bom? Veja a seguir os detalhes relacionados com esta questão. Tudo bem ou tudo bom Com relação a este assunto as …