» » Mau caratismo ou mal Caratismo? Com U ou com L?

Mau caratismo ou mal Caratismo? Com U ou com L?

Mesmo que de forma isolada, os termos mau e mal já costumam nos causar dúvidas. Quando refletimos sobre eles de forma conjunta, as dúvidas se tornam ainda mais presentes. Confira abaixo a forma correta da grafia dessa expressão e outras informações importantes:

Mau caratismo ou mal caratismo

O termo correto é mau-caratismo, já que mau funciona como um adjetivo e, nesse caso, qualifica o caráter da pessoa a quem se refere. Enquanto isso, mal é considerado um advérbio de modo e não seria capaz de corresponder a intencionalidade da expressão.

Uma forma que pode te auxiliar a lembrar da forma correta dessa escrita, é através da lembrança de mau caráter, que também se escreve com u. Outra dica é lembrar que bom é o antônimo de mau, podendo substituir um pelo outro para saber se há sentido.

O que significa Mau caratismo?

Mau-caratismo diz respeito a alguém que possui características de forma aparecente sobre a sua indôle, se ligando assim ao sentido de deslealdade, falsidade e traição, dentre outros aspectos que não são bem vistos em ninguém.

É um adjetivo que pode se referir a pessoas de forma geral ou ações de modo particular, qualificando cada uma delas por meio de uma interpretação desfavorável a si.

Exemplos:

  • Ele tentou justificar, mas nada explica o mau-caratismo.
  • Precisou ir embora, ficou marcado na cidade pelo mau-caratismo.
  • Quando o mau-caratismo existe, tudo vira motivo para a falsidade.
  • Não tem pior decepção que o mau-caratismo de quem confiamos.
  • Em meio a tanto mau-caratismo, prefiro não deixar minha essência de lado.

Mau caratismo tem hífen?

Como você pode já ter percebido ao longo desse post, sim, mau-caratismo possui hífen. Esse pequeno traço entre duas palavras se faz presentes em muitas ocasiões quando se trata de substantivos compostos, principalmente quando a primeira parte do termo, o prefixo, for mal ou mau.

Nesse caso, a união de um adjetivo com um substantivo ganha um sentido mais completo, originado a partir do processo de justaposição onde a ligação de palavras diferentes não faz com que elas percam seus respectivos sentidos originais.

Atualizado em: 01/04/2022 na categoria: Como Escrever Corretamente