» » Fosse ou Foce; com SS ou C?

Fosse ou Foce; com SS ou C?

Há palavras tão comuns na fala que acabam surgindo dúvidas sobre elas quando nos deparamos com a necessidade de escrita. Mas, no caso desse termo, a forma correta é fosse, com ss, assim estando incorreta a palavra foce de acordo com as normais da língua portuguesa.

O que significa fosse?

Fosse está na classe de flexões verbais, contando com três sentido possíveis. O primeiro, relacionado ao verbo ir, indica ação de movimento não concluída totalmente no tempo passado. Além disso, se relaciona também ao verbo ser, tendo nesse caso sentido hipotético, como algo que se vislumbra em uma situação que não condiz com a atual.

Por último e menos comum, fosse é também uma conjunção para o verbo fossar, e tem seu significado atrelado a prática de alguns animais, como o elefante, de fossar a terra com sua tromba, se encaixando também para o caso de animais com focinho.

Sinônimos para a palavra fosse

Considerando as 3 hipóteses onde essa palavra pode ser encaixada, há a presença de diversos termos que podem substituir a mesma sem que a frase onde está inserida perca seu sentido original, sendo uma boa opção para redações onde se busca não ter o uso repetitivo de mesmos termos.

Dentre as opções viáveis, estão; estivesse, existisse, ocorresse, houvesse, se fizesse e viesse, não sendo comuns sinônimos para fosse enquanto conjunção para a palavra fossar, pouco utilizada na língua portuguesa.

Exemplos

  • Não quero julgar, mas faria diferente se eu fosse você.
  • Se eu fosse ter férias no verão, iria ao Nordeste.
  • Não importa o quanto o elefante fosse, não vai achar nada.
  • Ela me disse que se fosse rica, não estaria aqui.
  • Se ela fosse mais direta, talvez tivesse dado certo.

Atualizado em: 05/11/2021 na categoria: Como Escrever Corretamente


.