» » Influência ou influencia

Influência ou influencia

Veja aqui a maneira correta de escrever influência ou influencia e saiba quando usar a palavra certa.

Influência ou influencia

Tanto a palavra influência como influencia existem em nossa língua. A palavra influencia é o verbo influenciar que é conjugado na segunda pessoa do singular do imperativo ou na terceira pessoa do singular do presente indicativo. Já a palavra influência é um substantivo feminino comum.

A palavra influência é sinônimo de poder e se refere à capacidade de ação sobre alguma coisa ou alguém, ou seja, é um ato de influenciar. Além da forma de escrita, a pronúncia de influência e influencia é diferente, pois na palavra influência, in-flu-ên-ci-a, a sílaba tônica está no “ên” e na palavra influencia, in-flu-en-ci-a, a sílaba tônica está no “ci”.

Portanto, ao falarmos sobre o poder que uma pessoa exerce sobre a outra, temos que fazer uso do substantivo comum feminino influência. Essa é uma palavra de significado de autoridade, prestígio, crédito, predomínio.

Exemplos de frases:

  • Um bom pai pode ter muita influência sobre o seu filho.
  • Você é uma má influência para mim.
  • Você tem uma influência notória para essa empresa.

Mas ao falar do verbo influenciar na segunda pessoa do singular do imperativo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, teremos que usar: influencia tu ou ele influencia. Você pode perceber que o verbo influenciar aqui se refere a ação de exercer uma influência.

Exemplos de frases:

  • Aquela moça influencia a todos por ter uma atitude positiva.
  • A lua influencia os partos, as marés e até mesmo o nascimento de bezerros.
  • Você é uma pessoa que influencia positivamente com os seus bons exemplos.

Portanto, influência é uma ação ou o efeito de influir, ou seja, é uma ação que determinada pessoa exerce sobre as outras. E influenciar é induzir alguém a comentar tal prática, a pensar de uma determinada maneira ou de se comportar de certa forma.

Atualizado em: 04/06/2018 na categoria: Acentuação


.