» » Genro ou genrro

Genro ou genrro

A forma correta de escrever a palavra é genro.

Por causa da sonoridade ao se pronunciar a palavra genro, muitos ficam na dúvida sobre a forma correta de utilizá-la na escrita, que é genro, com apenas um “r”.

Origem e Significado da Palavra Genro

A palavra genro é um substantivo masculino que possui suas raízes no latim e deriva de gener, eri. O termo é usado para se referir ao marido de uma pessoa em relação aos seus pais.

Por exemplo:

  • Enzo é marido de Elisa, que é filha de Carla e Oswaldo. Nesse caso, Enzo é genro de Carla e Oswaldo.

Problemas no Uso do “r” ou “rr”


Não só a palavra genro gera dificuldades na hora de escrever. Pela sonoridade ao serem pronunciadas, várias outras palavras que parecem ter “rr” são, na verdade, escritas apenas com “r”. Um outro exemplo é a palavra honra.

Sinteticamente, usa-se “rr” entre vogais e “r” entre vogal e consoante.

Exemplos de palavras com “r”: enraizar, honra, enrijecer, enriquecer, tenro, enraizar, entre outras.

Exemplos de palavras com “rr”: carro, terra, terror, aterramento, corrupção, ferradura, amarrar, ressurreição, surreal, entre outras.

Se caso o foco se mantiver apenas no som que estas palavras produzem na fala, com certeza a reprodução na escrita se daria sob as mesmas regras. Mas na teoria da língua portuguesa não é assim que funciona.

Para se reproduzir o som na escrita é necessário se ater a esta pequena regra, pois quando é necessário que fortaleça a aparição do “r” entre duas vogais, usa-se “rr”.

Palavras Similares

Algumas palavras possuem a mesma escrita em exceção ao uso do “r”, portanto fique atento à regra descrita anteriormente para não errar. Exemplos:

  • Corro, coro;
  • Erra , era;
  • Forra, fora.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: R ou RR


.