» » Empresário ou impresário

Empresário ou impresário

Você contém questionamentos quanto à melhor forma para utilizar em seus textos as palavras empresário ou impresário? Entenda a forma mais adequada bem como os seus usos com exemplos em seguida neste artigo.

Empresário ou impresário

A forma mais adequada de escrita neste caso é a palavra empresário e a conhecida maneira impresário é inadequada e errada, de acordo com as normas da língua portuguesa.

A expressão empresário é classificada como um substantivo masculino originada por meio de uma derivação sufixal com o acréscimo à palavra primitiva empresa o sufixo “ário” que é utilizado para indicar uma profissão.

A palavra empresa tem origem no italiano impresa mas esta palavra, por sua vez vem da expressão em latim emprehendere sendo por isso que empresa e todas as suas palavras derivadas , como empresário, devem ter um “e” em seu início.

O sentido desta palavra se refere à indicação de uma pessoa que é o proprietário ou ainda um dos dirigentes de certa empresa. Pode também fazer uma referência para quem cuida dos interesses de pessoas famosas como cantores e atrizes.

Exemplos:

O meu filho é o empresário de uma grande corporação no ramo da informática.

Eu preciso encontrar um plano de internet específico para as necessidades de empresários como eu.

O empresário vai falar sobre como a organização em que trabalha surgiu e teve a sua evolução.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: I ou E


.