» » Dispensa ou despensa

Dispensa ou despensa

Tem dúvidas sobre a forma mais adequada para conseguir usar em frases as palavras dispensa ou despensa? Conheça a seguir os seus principais significados, classificações e regras de uso.

Dispensa ou despensa

De maneira geral, as duas palavras abordadas estão corretas em sua escrita e podem ser usadas no português, mas com abordagens diferentes quando aplicadas em frases.

A palavra dispensa é originada por meio de uma derivação regressiva do verbo dispensar o qual perde o sufixo”ar” sendo que este verbo vem da palavra latina dispensare. Pode ser classificado como forma conjugada do verbo dispensar ou ainda como substantivo feminino

Tem como significados básicos o ato de permitir que certa pessoa deixe de fazer certa obrigação como também a indicação de uma demissão ou rescisão do contrato relacionado com um profissional.
Com relação à palavra despensa a sua origem não é sabida de forma completa existindo a ideia de que possa ser a partir do verbo despender tendo como sentido principal a referência à parte de uma casa onde ficam armazenados os mais variados tipos de mantimentos para serem gastos.

Pelo fato das palavras dispensa e despensa terem pronúncias e escritas parecidas mas significados diferentes são classificadas como palavras parônimas.

Exemplos:

  • A dispensa do funcionário foi feita sem nenhum tipo de explicação.
  • Você dispensa o garoto e depois descobre que gosta dele?
  • Eu vou pedir dispensa desta matéria porque já fiz ela antes.
  • Vamos guardar as compras na despensa.
  • Preciso ir ao supermercado porque minha despensa está vazia.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: I ou E


.