» » Dia-a-dia ou Dia a dia: Devemos usar Hífen?

Dia-a-dia ou Dia a dia: Devemos usar Hífen?

O uso do hífen pode nos confundir em muitos momentos, mas no caso específico dessa dúvida a única grafia correto é sem o seu uso, ou seja, como Dia a dia. Dessa forma, a versão com hífen não é reconhecida pelas normas da língua portuguesa.

 

Além disso, vale a pena conferir maiores informações sobre, inclusive para que passe a usar o termo de forma correta, respeitando inclusive o seu sentido. Assim, entenda:

Dia-a-dia ou Dia a dia: O que diz a Gramática?

Agora você sabe que devemos escrever Dia a dia, mas é interessante que saiba também a razão disso, o que pode te ajudar ainda com outras dúvidas similares. E isso foi estabelecido ainda em 2009, com o Acordo ortográfico vigente ainda hoje.

 

De acordo com as normas gramaticais em uso hoje, o hífen não deve ser utilizado em locuções adverbiais e substantivas como é o caso de Dia a dia, assim como em locuções pronominais, adjetivas, conjuncionais e também prepositivas.

Veja Também: Email ou e-mail?

Exemplos:

  • No dia a dia, não tenho muito tempo para assistir séries.
  • Desde que me mudei para São Paulo, meu dia a dia ficou mais agitado.
  • É preciso fazer com atenção as tarefas do dia a dia.
  • Quando voltamos das férias, falamos um pouco de como foi o nosso dia a dia com os colegas.

Quando usar?

Usamos Dia a dia em diversas situações, mas vale ressaltar que a expressão pode assumir a função tanto de locução adverbial quanto substantiva, mudando o seu sentido de acordo com a função que cumpre.

 

Como locução substantiva, tem o sentido de cotidiano. Já como locução adverbial, apresenta o sentido de diariamente. Em comum, se refere a algo que acontece repetidamente, que é comum em todos os dias ou ao menos em grande parte deles.

Sinônimos:

  • Cotidiano;
  • Rotina.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Com Hífen ou sem Hífen