Micro-ônibus ou microônibus

Não escreva mais errado. Veja aqui a forma certa de escrever micro-ônibus ou microônibus.

Micro-ônibus ou microônibus

A maneira certa de escrever é micro-ônibus, portanto a palavra microônibus está incorreta, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Micro-ônibus é um substantivo masculino que deve ser usado ao se referir a um veículo de transporte coletivo, como se fosse uma miniatura de ônibus.

Alguns exemplos:



  • Para evitar a lotação nas grandes capitais, existe o transporte feito com micro-ônibus.
  • No acidente havia um micro-ônibus e um carro de passeio, por isso houve um engarrafamento.
  • Para transportar os alunos no passeio, a escola alugou um micro-ônibus.

A palavra micro-ônibus é formada por meio de uma recomposição de elementos que não são autônomos, ou falsos prefixos, que unem dois vocábulos em uma só palavra, sendo: micro + ônibus. Pelo Novo Acordo Ortográfico, o hífen só é usado quando o prefixo / elemento não autônomo termina com uma mesma letra do início da segunda palavra ou então quando a segunda palavra inicia com a consoante H. Exemplos: micro-organismo, micro-ondas, micro-ônibus, entre outras.

Para as demais situações, o prefixo é escrito juntamente a uma palavra que já existe, salientando que nas formações onde o prefixo termina com uma vogal e uma segunda palavra inicia com consoantes s ou r, elas devem ser duplicadas. Exemplos: microrregião, micronutriente, microssegundo e outras.