Exploda ou expluda

Veja aqui a maneira correta de escrever exploda ou expluda e não fique hesitando ao escrever mais.

Exploda ou expluda

O verbo explodir gera uma grande polêmica em torno dele. Para alguns gramáticos, o verbo explodir é um verbo defectivo e não é conjugado em tempos verbais ou em todas as pessoas. Dessa maneira eles consideram que tanto a palavra exploda como expluda não existem.

Mas, de acordo com alguns dicionários que conjugam explodir como sendo um verbo regular, de forma a aceitar duas opções de formas que elas sejam conjugadas dentro do presente subjuntivo. Assim, a palavra exploda é a maneira mais usada no país e a palavra expluda é a maneira mais usada em Portugal.

Exemplos de frases:



  • Corra antes que ela expluda de raiva.
  • Corra antes que ela exploda de raiva.

Por ser encarado como sendo um verbo defectivo, o verbo explodir é conjugado apenas em formas onde possui determinações iniciadas por i ou por e, pois ele não apresenta conjugações completas.

– Verbo explodir, tempos verbais com conjugações incompletas

Imperativo afirmativo: explodi vós, explode tu.

Imperativo negativo: sem conjugação nesse tempo verbal.

Presente do indicativo: tu explodes, ele explode, nós explodimos, vós explodis, eles explodem.

Presente do subjuntivo: sem conjugação nesse tempo verbal.

– Verbo explodir, tempos verbais com conjugações completas




No pretérito imperfeito do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, futuro do presente do indicativo, pretérito mais-que-perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo, futuro do subjuntivo.

Sinônimos de explodir: detonar, encolerizar-se, arrebentar, expandir-se, estrondar, estourar, irromper, esbravejar, vociferar, detonar, deflagrar e outros.

Ao ser encarado como sendo um verbo regular, sua conjugação no presento do indicativo,  no imperativo e no presente do subjuntivo poderá ser feita de duas maneiras diferentes, onde a primeira é uma forma certa no nosso país. Para conseguir evitar a discórdia, precisamos privilegiar a utilização do verbo explodir em suas formas não polêmicas.