» » Xilique ou chilique

Xilique ou chilique

Tem interesse em tirar suas dúvidas quanto à utilização das palavras xilique ou chilique em orações e textos variados? Vamos mostrar em seguida as regras corretas relacionadas com o seu uso.

Xilique ou chilique

A maneira adequada para utilizar estas expressões consiste em chilique e, por isso, a outra forma, xilique, é incorreta, devendo ser evitada.

A origem relacionada com a palavra chilique não é totalmente elucidada existindo várias hipóteses como a que acredita ter ela uma formação expressiva a partir de uma linguagem mais improvisada.

O seu uso na escrita tendo início com ch e não com x, que é a causa da grande confusão, se justifica pela convenção relacionada a este tipo de uso sendo que esta palavra se refere a um substantivo comum masculino o qual tem como significado principal alguém que tem um ataque nervoso ou ainda certo fricote.

Tem ainda como opção para ser usada em frases a indicação de alguém que ficou sem seus sentidos por um desmaio ou coisa semelhante e o seu uso é permitido apenas na linguagem informal.

Exemplos:

*Você é uma pessoa que dá chiliques por coisas muito banais.

*A criança deu um chilique quando não ganhou o brinquedo que queria e por isso ficou de castigo em casa.

*Eu dei um verdadeiro chilique quando vi que meu telefone novo estava estragado.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: X ou Ch