» » Terceirização ou tercerização

Terceirização ou tercerização

Caso esteja em dúvida do uso das palavras terceirização ou tercerização, que fique claro que existe apenas uma maneira correta de grafar e pronunciar a palavra, que é terceirização. A palavra tercerização não existe, no vocabulário português, estando o seu uso, sob qualquer circunstância, errado.

A palavra terceirização é um substantivo feminino e seu uso deve ser sempre feito quanto a pessoa quiser se referir, especificamente, ao ato de terceirizar, que, popularmente, pode significar a contratação de funcionários terceirizados por uma empresa, para realizar os serviços secundários dessa empresa. Isso ajuda a diminuir os gastos da empresa, já que existem menos encargos e burocracias para lidar com esse tipo de contratação. Assim, a empresa só precisa focar as suas atenções em seus serviços essenciais.

Exemplos de uso da palavra terceirização

  • A administração autorizou a terceirização numa tentativa de economizar os recursos da empresa.
  • Congresso discute projeto de lei que regulamenta a terceirização e a subcontratação do trabalho.

Origem da palavra terceirização


Como a palavra é formada de uma derivação sufixal (ou seja: é acrescentado um sufixo a uma palavra existente), no caso, sufixo -ção é acrescentado ao verbo terceirizar (terceirizar + -ção), o verbo dá origem ao um substantivo que sugere a ação ou o resultado dela, enquanto o verbo terceirizar possui origem com a palavra “terceiro”, com o ditongo “ei” explicitado na segunda sílaba.

Portanto, é de se verificar que todas as palavras cognatas de terceirizar devem, igualmente, vir acompanhadas do ditongo “ei” na segunda sílaba, da mesma forma que o é com as palavras terceirização e terceirizado.

Entre as palavras similares e da mesma família que terceirização, podemos destacar as seguintes: terceirizar e terceirizado.

Conjugação do verbo terceiriza (Futuro do presente do indicativo)

(Eu) terceirizarei

(Tu) terceirizarás

(Ele) terceirizará

(Nós) terceirizaremos

(Vós) terceirizareis

(Eles) terceirizarão

Atualizado em: 24/10/2017 na categoria: Como Escrever Corretamente