» » Saldo, saúdo ou saudo

Saldo, saúdo ou saudo

Veja aqui como e quando usar as palavras saldo, saúdo ou saudo e não erre mais na escrita.

Saldo, saúdo ou saudo

Eu saldo é um sinônimo de “eu pago”, enquanto que eu saúdo é um sinônimo de “eu cumprimento”. No caso do substantivo saldo, ele indica o total de dinheiro que está disponível na conta bancária. Sendo assim, as palavras saúdo e saldo estão corretas, pois existem no português, mas possuem significados diferentes e por isso devem ser usadas em situações diferentes. Já a palavra saudo sem o acento não está correta.

Perceba que a pronúncia das palavras saldo e saúdo são diferentes, pois em saúdo a sílaba Tonica é o “ú”: sa-ú-do. Na palavra saldo, a sílaba Tonica é “sal”: sal-do.

Alguns exemplos:

  • O saldo da minha conta está negativo, preciso ir ao banco.
  • Eu saúdo meu pai até hoje, é sinal de respeito.
  • Eu sempre saldo minhas dívidas, pode ficar tranquilo.

Saúdo é uma forma conjugada do verbo saudar, em 1ª pessoa do singular do presente do indicativo “eu saúdo”. O verbo saudar refere-se ao ato de felicitar alguém, cumprimentar e dar as boas-vindas. Mas também significa o ato de festejar e aclamar. Para as novas regras de acentuação, a vogal “u” e “i” são acentuadas ao ocorrer a formação de um hiato junto da vogal anterior, como acontece em: ciúme, traída, saúdo, saída, saúde, entre outras.

Exemplos:

  • Sempre saúdo os fieis da igreja.
  • Eu saúdo o novo ano com um brinde de champanhe.

Saldo é a forma conjugada do verbo saldar em 1ª pessoa do singular do presente do indicativo “eu saldo”. Saldar é um verbo que refere-se ao ato de liquidar uma divida existente, efetuar o pagamento total de uma compra.

Exemplos:

  • Você precisa confiar em mim, pois sempre saldo minhas dívidas.
  • Quer que eu saldo o restante da sua dívida?

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: L ou U