» » Leem ou lêem

Leem ou lêem

Gostaria de ficar a par de todas as regras e significados relacionados com as palavras leem ou lêem? Confira os detalhes deste assunto bem como detalhes importantes para sempre acertar a sua aplicação em frases.

Leem ou lêem

Existem algumas palavras que com a evolução das regras gramaticais têm sua escrita modificada e, neste caso, a forma correta de escrever é leem, sendo que lêem se tornou inadequada.

Esta regra é nova tendo sua validade a partir do Novo Acordo Ortográfico de 2009 a qual determina que o acento circunflexo não pode ser usado em verbos que na conjugação em sua 3ª pessoa do plural contam com a terminação ” eem”

O verbo ler, do qual deriva a palavra leem, tem origem na palavra latina legere utilizado para se referir ao ato de ler e interpretar a escrita ou ainda de examinar de forma profunda e em voz alta determinado documento.

A expressão em questão pode ainda ser utilizada com significados como o de lecionar, adivinhar o futuro bem como de realizar inferências utilizando indícios existentes.

Exemplos:

Meus irmãos leem todos os dias antes de dormir.

As crianças leem a apostila de história durante a aula para aprender melhor.

As pessoas leem menos a cada dia que passa e isso causa muitos problemas.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Acentuação