» » Cãibra ou câimbra

Cãibra ou câimbra

Como escrever corretamente: cãibra ou câimbra? Siga os nossos exemplos e use de forma correta as palavras.

Cãibra ou câimbra

 Tanto cãibra e câimbra estão corretas, pois ambas existem na língua portuguesa. Cãibra e câimbra são substantivos comuns femininos e podemos utilizá-los sempre que nos referir a uma contração muscular que causa fortes dores. Essa sensação de dor ocorre resultante de um esforço intenso ou ao frio.

Câimbra possui um uso mais limitado, mas no dicionário podemos encontrá-la como sendo o mesmo que cãibra. Cãibra é a palavra mais usada pelos falantes da língua portuguesa, por isso é tida como sendo a mais correta. A origem das palavras é incerta e ao que tudo indica, veio do germânico “krampf”.

Alguns exemplos:

  • Ao me espreguiçar, senti cãibra na perna.
  • Ao me espreguiçar, senti câimbra na perna.
  • Quando nadei, senti cãibra e por isso não ganhei a competição.
  • Quando nadei, senti câimbra e por isso não ganhei a competição.

O fato de cãibra e câimbra terem o mesmo significado e serem palavras escritas de formas diferentes é comum. Na língua portuguesa existem outras palavras que também apresentam mais do que apenas uma grafia e que são corretas. Para tais palavras, damos o nome de formas gráficas variantes.

Sempre entre uma e outra tem uma que os falantes utilizam mais, porém ambas as formas de escrever e pronunciar estão corretas.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Acentuação


.