» » Fossa ou Foça

Fossa ou Foça

Tem interesse em estar informado quanto ao modo mais adequado para escrever as palavras fossa ou foça mas não sabe como obter? Leia com atenção o texto a seguir e fique craque neste assunto.

Fossa ou Foça

Segundo as normas atuais da Língua Portuguesa, a maneira correta para escrever a palavra em análise é fossa e o formato foça é incorreto.

A palavra fossa consiste em um substantivo feminino que tem origem na expressão em latim fossa devendo por isso ter a sua escrita com “ss” e nunca com “ç.

Neste caso é usada para se referir a uma cavidade larga e profunda feita no solo para jogar dejetos e águas residuais das residências como também os espaços ocos existentes no corpo humano e pode ainda ser usada para indicar um estado depressivo e de abatimento das pessoas ou ainda ser referência ao animal com este nome existente na ilha de Madagascar.

Esta expressão pode também ser usada como a forma conjugada do verbo fossar na 3ª pessoa do singular do tempo presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do tempo imperativo.

Neste sentido específico a palavra fossa é usada para indicar o ato de mexer a terra com o focinho animal ou ainda se envolver com os negócios de outras pessoas ou ainda o trabalho duro de abrir fossas no solo.

Exemplos:

*Esta fossa foi feita de forma muito precária e pode levar à contaminação do rio.

*Depois que terminou o namoro o menino está na maior fossa.

*A gripe deixou as fossas nasais da criança completamente congestionadas por secreção.

Atualizado em: 24/10/2017 na categoria: Como Escrever Corretamente