» » Foge ou foje

Foge ou foje

Está querendo compreender como usar as palavras foge ou foje em suas frases e orações? Vamos mostrar em seguida sua origem e principais regras para utilização adequada das mesmas.

Foge ou foje

Ao considerar estas duas palavras apenas a expressão foge é correta de acordo com as normas do português e o formato foje é inadequado e não pode ser utilizado.

A palavra foge se refere à forma conjugada do verbo fugir consistindo na 2ª pessoa do singular no imperativo ou ainda a 3ª pessoa do singular no tempo do presente do indicativo.

O vocábulo fugir, que origina a palavra foge, vem por sua vez da expressão em latim fugere e é por isso que as palavras dele derivadas devem sempre ser escritas com g e nunca com j tanto nos modos infinitivos como nas formações conjugadas como a palavra foge em análise.

Sobre o seu significado a palavra foge deve ser usada para indicar situações nas quais ocorre o ato de sair de maneira rápida e inesperada, a ação de passar de maneira rápida por determinado local ou ainda o ato de tentar evitar encontrar com alguém ou certa coisa.

Exemplos:


*Você foge sempre da conversa quando o assunto é trabalhar de forma séria.

*O assaltante foge da polícia e consegue levar o dinheiro do banco.

*Foge meu filho porque senão o cachorro vai acabar te machucando.

*O meu pensamento foge todos os dias imaginando meu novo emprego.

*O candidato foge sempre quando a pergunta é sobre suas ações no setor de segurança.

Sinônimos de foge ou foje

Para que você compreenda melhor a forma para conseguir utilizar em frases da maneira mais indicada a palavra foge veja a seguir algumas palavras com significado semelhante a ela sendo classificadas como seus sinônimos:

*Evadir-se

*Retirar

*Livrar-se

*Sumir

*Desaparecer

*Abalar

*Zarpar

*Afastar

*Esquivar

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: G ou J