» » Eleito ou elegido

Eleito ou elegido

Gostaria de ficar mais informado ao considerar a melhor forma de utilizar em textos as palavras eleito ou elegido? Saiba em detalhes sobre este assunto e aprimore seu uso da língua portuguesa.

Eleito ou elegido

As duas palavras em análise estão corretas e por isso podem ser usadas de maneira tranquila na língua portuguesa. Estas expressões se referem à formas sinônimas relacionadas com o particípio do verbo eleger.

Este verbo é considerado abundante em sua classificação e por isso conta com mais de uma forma possível para ser escrito em seu particípio tendo neste caso uma maneira regular e a outra irregular de ser utilizado.

A palavra elegido consiste no particípio regular do verbo sendo usado na voz ativa do verbo eleger usando como verbos auxiliares o haver ou ter. Já a palavra eleito se refere ao particípio irregular deste verbo, sendo usado especialmente na voz passiva com auxiliares como estar ou ser.

Com relação ao seu significado estas formas de particípio do verbo eleger são usadas quando se quer indicar o ato de nomear alguém por votação ou ainda o ato de se escolher entre duas ou mais possibilidades disponíveis.

Exemplos:

*O novo presidente foi eleito pelo povo de forma honesta e limpa.

*Os estudantes da faculdade já tinham elegido os professores preferidos para o cargo de paraninfo.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: Conjugação Verbal