» » Ciúme ou ciúmes

Ciúme ou ciúmes

Gostaria de saber com mais detalhes sobre a maneira correta de utilizar as palavras ciúme ou ciúmes de acordo com as normas da língua portuguesa? Então veja a seguir os detalhes relacionados com esta parte de nossa fala e escrita.

Ciúme ou ciúmes

Com relação a estas duas expressões de forma específica existem muitas polêmicas envolvendo o seu uso correto, não ocorrendo um consenso absoluto entre os estudiosos deste assunto.

De acordo com os mais tradicionais, a forma adequada seria ciúme porque substantivos como este que exprimem situações abstratas não podem formar plural da mesma forma que outros como tristeza, saudade, amor por não serem passíveis de enumeração.

Mas a tendência atual no uso destas expressões é ciúmes, com a sua forma estando no plural da mesma forma que palavras como saudades e lembranças sendo que nestes casos o plural pode ser utilizado desde que não ocorra alte4ração de seu sentido principal.

Com isso é possível utilizar de maneira correta com relação ao português estas expressões tanto no singular como também no plural ocorrendo a concordância com os outros termos existentes na oração para a indicação de sentimentos como posse, paranoia, medo da perda de alguém ou algo de que se gosta muito e ainda desconfiança ou angústia por algo.

Exemplos

*O meu namorado morre de ciúme de mim.

*A nossa relação amorosa é conturbada em virtude dos excessivos ciúmes que temos um do outro.

*Não estrague meu caderno porque tenho muito ciúme dele.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: Com ou sem S


.