Concertar ou consertar

Você fica em dúvida sobre escrever consertar ou concertar? Veja aqui a maneira correta da escrita.

Concertar ou consertar

Tanto a palavra concertar ou consertar estão corretas e ambas existem em nossa língua. Mas é preciso saber que os seus significados são diferentes e por isso devem ser usadas em situações diferentes. Isso porque concerta refere-se ao ato de concordar, harmonizar e acordar, assim como também ao ato de soar instrumentos ou vozes. Já consertar refere-se ao ato de reparar, corrigir e solucionar, principalmente.

Consertar e concertar são palavras que se apresentam da mesma fonética, sendo pronunciadas de forma igual, porém com significados e escritas que se diferem. O nome a isso é homófonas e em nossa língua existem várias palavras homófonas: acento/assento, sela/cela, cozer/coser, entre outras.

Concertar é um verbo com origem na palavra em latim “concertare” e por isso precisa ser escrito com “c”. Ela se refere ao ato de estar em acordo, realizar combinações e ajustes, ou melhor, conciliar, acordar, harmonizar, concordar e outros. Sendo assim, todas as formas conjugadas do verbo têm que ser escritas com c, como também a palavra concerto (sessão musical) que é cognata de concertar e um pacto ou combinação.

Exemplos:

  • Eu vou concertar os pormenores para você.
  • Esses instrumentos concertam na perfeição.

Consertar é um verbo originalmente latim “consertare”. Todas suas formas conjugadas devem ser escritas com “s”, igualmente a palavra conserto, cognata de consertar.

Exemplos:

  • Você precisa consertar o seu relógio.
  • A secretária consertou o seu penteado antes da reunião.