» » Traser ou trazer

Traser ou trazer

Traser ou trazer, qual a forma correta de escrever a palavra? Descubra aqui com alguns exemplos.

Traser ou trazer

A maneira certa de escrever a palavra é trazer, com a consoante “z”, portanto a palavra traser com a consoante “s” está incorreta. Trazer é um verbo bastante usado e possui muitos significados. Ela se refere ao ato de encaminhar para este lugar ou de transportar para cá, principalmente, porém também pode ser uma palavra sinônima de vestir, atrair, oferecer, ocasionar, sugerir, conter em s, citar, manter, apresentar, além de outros.

Conheça alguns exemplos de trazer:

  • Se você fizer isso, poderá nos trazer problemas.
  • Vamos trazer nosso pai aqui, ele vai adorar!
  • Você pode me trazer o celular? Esqueci em sua casa.
  • Amanhã vou trazer o meu cachorro para o banho e tosa.

Trazer é um verbo irregular, pois não se encaixa nos modelos de conjugação verbal fixos, onde tem alterações nas terminações e nos radicais ao ser conjugado. Traz- é um radical que pode ser transformado em trar-, trag- e troux-, causando grandes erros na conjugação do verbo de forma oral ou ortográfico.

Há dúvida sobre o uso das consoantes z e s no verbo trazer devido a forma conjugada traz, que é frequentemente confundida com trás, um advérbio.

Traz: forma conjugada do verbo trazer

A principal dúvida no uso de z ou s no verbo trazer é na forma conjugada traz, frequentemente confundida com o advérbio de lugar trás.

Traz, com z: forma conjugada do verbo trazer na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo.

Exemplos com traz:

  • Traz isso rápido! (imperativo)
  • Tem a certeza que ele traz o livro? (presente do indicativo)

Trás: advérbio de lugar que indica uma situação posterior. Vem sempre acompanhado de uma preposição: de trás, para trás.

Exemplos com trás:

  • O que você quer está na estante de trás.
  • Sempre que decido alguma coisa, não olho mais para trás.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: S ou Z