» » Status ou estatus

Status ou estatus

Veja aqui a maneira correta de escrever status ou estatus e tome os cuidados necessários ao escolher a certa.

Status ou estatus

A maneira certa de escrever é status, pois a palavra estatus não existe na língua portuguesa. Status é uma palavra que vem do latim e indica a posição ou a situação social de algo ou alguma coisa em um determinado momento. Mesmo que não tenha passado ainda por um processo de aportuguesamento, os sinônimos que podem ser usados são os seguintes: estatuto, situação, condição, estado, posição, entre outras. Uma pessoa quando tem status, significa que ela tem prestígio, renome e importância na sociedade. Exemplos de frases:

  • Ele trocou de carro para manter seu status.
  • O meu status social é tão importante assim?
  • Colocaram nas redes sociais uma pergunta para saber o que as pessoas achavam do status da nossa banda.
  • Ela possui um status como a de uma pessoa famosa.


Nas redes sociais a palavra status é bastante usada, pois se refere a uma frase onde o utilizador pode descrever a sua situação atual, as suas reflexões e os seus sentimentos. Exemplos de frases:

  • Essa frase condiz com o meu status.
  • Vou atualizar o meu status nas redes sociais imediatamente.

Pelo fato de que a nossa língua passa por uma constante atualização e alteração, possivelmente muito em breve pode ocorrer uma versão mais aportuguesada da palavra status. Contudo, a palavra status pode não ser a mais indicada e isso porque, de acordo com as nossas regras de acentuação da língua portuguesa, todas as palavras que terminam com a vogal “u” são oxítonas naturalmente e não necessita, portanto, de acentuação gráfica. Dessa forma, se a palavra estatus se existisse em nossa língua, seria então uma palavra oxítona, ou seja, com a sílaba tus como sílaba tônica, enquanto que a palavra status é uma palavra paroxítona, pois tem a sílaba ta como tônica.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: E ou S