» » Quaze ou quase

Quaze ou quase

Deseja estar por dentro de todas as regras para utilizar as expressões quaze ou quase em seus textos? Vamos abordar em seguida os principais pontos quanto à estas palavras.

Quaze ou quase

A maneira adequada de acordo com a norma culta do português para usar estas palavras é quase, sendo que a palavra quaze é errada e deve ser evitada no seu uso.

A confusão neste caso com o uso do s ou z é comum porque o s quando entre vogais passa a ter o som de z mas como não existem regras que determinam quando que o s ou z deva ser usado a escolha dos mesmos sempre se relaciona com a etimologia da palavra.

No caso da palavra quase, em análise, a mesma deve ser escrita com s em sua última sílaba e nunca com z já que a origem da mesma consiste na palavra latina quasi que é com s.

Ao ponderar sobre a sua classificação a palavra quase é um advérbio o qual deve ser utilizado sempre que se for referir a uma coisa ou pessoa que estiver perto ou a uma pequena distância.

Tem ainda como outros significados algo que está prestes a acontecer ou ainda uma quantidade determinada de alguma coisa ou um pouco menos do que certa quantidade indicada na frase.

Exemplos:

*Estou quase terminando de arrumar a casa para poder descansar.

*A criança tem quase seis anos e ainda mama em sua mãe.

*Os convidados da festa comeram quase toda a comida feita.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: S ou Z


.