» » O champanhe ou a Champanhe? Masculino ou feminino?

O champanhe ou a Champanhe? Masculino ou feminino?

Muito além de cada pessoa, objetos também possuem gênero. Isso significa dizer que precisamos entender a qual eles pertencem para que, automaticamente, saiba qual artigo utilizar para o anteceder. Esse é o caso de champanhe, entenda:

O champanhe ou a Champanhe?

O correto nesse caso é o champanhe, e para entender o motivo disso é necessário entender também sobre a etimologia da expressão, ou seja, sua origem. Champanhe corresponde a uma variação do termo champagne, característico do idioma francês e classificado gramaticalmente como um substantivo masculino.

É comum que, mesmo de adaptações, seja perdura a classificação original do termo. Nesse caso, ele segue se apresentando como um substantivo pertencente ao gênero masculino e, com isso, necessita ser antecedido por um artigo de mesmo gênero, como “o”.

Exemplos:

  • No meu aniversário, vou estourar o champanhe.
  • Pode comprar o champanhe, pois hoje vou comemorar!
  • Eu levo o champanhe para o revéillon.
  • Quando cheguei na festa, logo o garçom já me ofereceu o champanhe.

O que é Champanhe?

O Champanhe é famoso por estar presente em momentos de celebração, sendo uma variação do vinho tradicional que estamos acostumados a consumir. Nesse caso, seu diferencial é trazido pelo fato de ser um vinho branco espumante, o que gera também a sua nomeação de espumante. Mesmo com esse termo, o artigo que o acompanha também é masculino!

Por meio do processo de fermentação da uva, é possível se chegar a resultados muito saborosos. Ele é originário da região Nordeste da França, mais especificamente de Champagne, de onde vem o seu nome como tratado nesse post.

Atualizado em: 06/05/2022 na categoria: Substantivo de gênero