» » Livre arbítrio ou livre-arbítrio

Livre arbítrio ou livre-arbítrio

Quer saber como escrever corretamente livre arbítrio ou livre-arbítrio? Saiba aqui!

Livre arbítrio ou livre-arbítrio

A maneira correta de escrever livre arbítrio ou livre-arbítrio é livre-arbítrio, pois o uso das palavras livre arbítrio não é aconselhado. Usamos o substantivo masculino livre-arbítrio sempre que vamos nos referir a uma liberdade de atuação conforme próprio discernimento.

Alguns exemplos:

  • Deus deu ao homem livre-arbítrio, mas devemos nos lembrar que o que plantamos, será o que vamos colher.
  • Vou tomou essa decisão por ter livre-arbítrio.
  • Aceito recomendações, porém tenho livre-arbítrio pela decisão final.


A dúvida existente sobre a escrita de livre-arbítrio se dá devido as alterações na hifenização nas palavras compostas que o Novo Acordo Ortográfico traz desde que entrou em vigor, em janeiro de 2009. De acordo com as novas regras ortográficas, o hífen permanece nas palavras compostas por justaposição sem quaisquer elementos de ligação, onde os elementos resultam numa unidade com significado próprio.

A palavra livre-arbítrio é composta por justaposição das palavras livre + arbítrio, sendo sinônima de liberdade, autogoverno, livre-alvedrio e independência. Dessa maneira livre-arbítrio é uma palavra que deve permanecer com a escrita onde se usa o hífen, assim como em outras palavras, como: guarda-chuva, ano-luz, livre-rodagem, segunda-feira, arco-íris, livre-docência, livre-câmbio, entre outras.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Com Hífen ou sem Hífen