» » Qual é o Feminino de Padre?

Qual é o Feminino de Padre?

O feminino de padre é madre, porém os dois não desempenham a mesma função, sendo assim, são vocábulos diferentes.

Qual é a função de uma madre?

Diferente das funções do padre, a madre atua como coordenadora de uma comunidade de freiras ou irmãs, ou de uma Congregação Religiosa.


Para se tornar uma Freira é necessário estudar durante, pelo menos, 5 anos, fazendo votos de castidade, pobreza e obediência. As madres já foram freiras, porém ocupam um cargo superior na congregação e as freiras lhe devem obediência.

Uma madre ou também uma freira, é uma mulher que dedica sua vida a um propósito religioso ou divino, recebendo o dever de agir com bondade, fé e devoção à obra a qual está se dedicando.

A madre tem funções ligadas ao monitoramento das freiras, ao funcionamento do centro religioso e à Missão da Congregação, devendo desempenhar um papel de engrandecimento àquele local. É comum que as freiras trabalhem desenvolvendo um trabalho educacional, oferecendo aulas.

Frases com Madre

Selecionamos algumas frases utilizando o vocábulo madre para facilitar a compreensão.

  • Irmã, você não acha que deveria consultar a madre superiora a respeito desse assunto? Talvez ela possa lhe aconselhar;
  • A madre solicitou a presença de todas as freiras no pátio agora, pois ela quer fazer um pronunciamento;
  • A madre superiora disse que faremos uma apresentação de canto hoje no centro da cidade;
  • A madre decidiu que as obras de caridade devem ser antecipadas, pois o período de secas colocou muitas famílias em uma situação difícil.

Atualizado em: 01/04/2019 na categoria: Substantivo de gênero


.