» » Esta ou essa

Esta ou essa

Muitas palavras são escritas de maneira idêntica dentro da língua portuguesa, mas são usadas de formas diferentes. É o caso dos vocábulos “esta” e “essa”, que apesar de mudar apenas uma letra são atribuídos em algumas situações distintas. Deste modo, aprenda como empregar da forma correta cada um destes termos, sem confundi-los dentro de seus textos e frases, e construindo assim tanto um vocabulário quanto uma escrita melhor e mais correta.

Principais usos do esta

O termo esta deve ser usado a algo em sentido de antecipação. Por exemplo, se você for falar de coisas que ainda não resolveram: Esperamos que esta situação se resolva de forma rápida. Outro uso que deve-se empregar este termo é sempre que for preciso retomar dois termos em uma mesma oração (frase) de forma que o último seja citado: Ela e ele saíram, este quis leva-la passear.

Principais usos do essa


Há uma pequena, porém significativa diferença ao empregar o termo essa. Geralmente ele é empregado quando há a retomada de qualquer termo já escrito em uma frase: Ele escolheu seu jogo favorito entre todos os que haviam, e esse era bem desafiador. Além disto, use este vocábulo para se referir a algo que que esteja ou seja de outra pessoa: Essa é a sua opinião, já eu tenho a minha.

Dicas e conselhos finais

As regras de diferenciação destes termos também valem para o masculino, por isto sempre que estiver em dúvida empregue estas dicas e não haverá problemas em escrever do modo correto. Se for preciso, não hesite em consultar um dicionário. Além disto, faça leituras regulares para ampliar o seu vocabulário e aumentar seus conhecimentos gramaticais. Assim, não haverá nenhum problema em escrever da forma certa estas ou quaisquer outras palavras que você possa ter uma eventual dificuldade.

Atualizado em: 24/10/2017 na categoria: Como Escrever Corretamente