» » Dormi ou Dorme? Como escrever corretamente?

Dormi ou Dorme? Como escrever corretamente?

Alguns detalhes podem fazer muita diferença do ponto de vista gramatical, e é justamente por isso que as formas verbais são tão importantes de serem compreendidas. Abaixo, entenda melhor sobre dormi e dorme, percebendo quando usar cada versão.

 

Dormi ou Dorme?

Nesse caso podemos dizer que tanto “dormi” quanto “dorme” são expressões corretas e que, diante disso, ambas podem ser utilizadas de modo a seguir as normas do nosso idioma, sendo grafias corretas mas, ainda assim, possuindo sentidos opostos.

Por isso, é importante que possa as entender individualmente para compreender quando usar cada palavra diante do sentido que elas possuem, mesmo que as duas sejam variações do mesmo verbo, dormir.

 

Quando usar “Dormi”?

Dormi é utilizado para expressar algo que aconteceu na primeira pessoa do singular, sendo possível com ele afirmar que esteve em um estado profundo de sono, que adormeceu. Assim, essa informação irá se referir justamente a quem utiliza o termo.

 

Exemplos com “Dormi”:

  • Eu dormi tarde ontem.
  • Quando cheguei em casa, logo dormi.

 

Quando usar “Dorme”?

Dorme também se refere a um estado de sono, mas dessa maneira se refere a uma outra pessoa. Com isso, pode se referir tanto a forma como alguém dorme quanto a uma informação imperativa, ordenando ou indicando que alguém durma, por exemplo.

 

Exemplos com “Dorme”:

  • Ele dorme como um anjo.
  • Dorme logo, amanhã o dia vai ser longo.

Atualizado em: 15/07/2022 na categoria: Conjugação Verbal