» » Currículo ou curriculum

Currículo ou curriculum

Tem dúvidas com relação à melhor maneira para utilizar as palavras currículo ou curriculum em formações textuais? Vamos mostrar em seguida como pode ser utilizado este tipo de expressão sem erros.

Currículo ou curriculum

As duas palavras existem no português e podem ser usadas em frases e orações sendo que a palavra curriculum é uma palavra latina utilizada na expressão curriculum vitae.

Como é aplicada da mesma forma que a sua origem deve ser apresentada nos textos com algum destaque como entre aspas ou ainda com letras em itálico tendo como significado a indicação de um documento que possui informações como dados pessoais, acadêmicos, de formação e profissionais a um candidato que deseja uma vaga de emprego.

Já a palavra currículo é a versão aportuguesada da palavra latina curriculum podendo indicar a mesma coisa que a sua original ou ainda pode ser utilizada com relação às disciplinas de um curso, o ato de correr ou ainda um atalho/desvio em certo caminho.

No seu uso em fases pode ser escolhida uma ou outra forma, mas o seu uso conjunto é errado e a expressão currículo vitae é inadequada de acordo com as normas da língua portuguesa.

Exemplos:

*O seu curriculum vitae está bem completo e interessante.

*Para os interessados nesta vaga de emprego é preciso mandar o quanto antes o seu currículo.

*Faça uma análise quanto ao meu curriculum vitae e me diga o que você acha.

Atualizado em: 14/08/2018 na categoria: Com ou sem M


.