» » Contra-cheque ou Contracheque?

Contra-cheque ou Contracheque?

Desde a última reforma ortográfica, em 2009, as dúvidas acerca de termos que devem ser escritos juntos ou separadamente aumentou de forma considerável. Sobre Contra cheque ou Contracheque, podemos ressaltar que Contracheque é a única grafia correta.

Para que possamos seguir entendendo melhor sobre, explicamos mais abaixo a razão para que essa seja a forma correta de escrita, além de trazer informações sobre o termo em si para que possa utilizá-lo sem dúvidas, olha só:

Contra cheque ou Contracheque: O que diz a Gramática?

De acordo com a nossa gramática, o hífen deve ser utilizado quando o prefixo é terminado com a melhor letra da palavra seguinte, como no caso de Tio-avô, ou quando a segunda palavra for iniciada com H, a exemplo de semi-hospitalar. Além disso, usamos hífen quando o prefixo tem forma substantiva, adjetiva, verbal ou numeral.

Como isso não acontece no caso de Contracheque, escrevemos a palavra com todas as partes unidas, ainda que antes do último acordo de 2009 ele fosse escrito com a presença de hífen.

Veja Também: Extracurricular ou Extra-curricular?

Sinônimos:

Não existem muitos sinônimos para Contracheque, mas entre os possíveis, para que faça trocas pela palavra sem mudança no sentido desejado, estão os termos abaixo:

  • Recibo de pagamento;
  • Holerite.

Quando usar?

O Contracheque é um documento que detalha o pagamento de um determinado funcionário, especificando os cortes necessários e determinando o valor final a ser recebido, servindo como uma prova de todos esses detalhes para possíveis confirmações ao recebimento.

Com isso, é possível estabelecer uma maior segurança para todas as partes, sendo de responsabilidade da empresa enviar o documento para o trabalhador, bem como a realização do pagamento correto dos valores que nele consta.

Inclusive, vale citar que sua importância se torna ainda maior para quem cumpre horas extras, casos em que há constantes mudanças no salário final.

Exemplos:

  • O Contracheque foi enviado para o e-mail de todos os funcionários.
  • Quero reportar um erro no cálculo que consta no meu contracheque.
  • Preciso do contracheque para verificar se condiz com o valor recebido.
  • No mesmo dia de recebimento da salário, o contracheque será enviado.

Atualizado em: 06/05/2024 na categoria: Com Hífen ou sem Hífen