» » Caqui ou cáqui

Caqui ou cáqui

Para não ter mais dúvidas sobre como escrever caqui ou cáqui, conheça a forma correta aqui.

Caqui ou cáqui

A palavra caqui e cáqui existem na língua portuguesa e estão corretas, pois são palavras sinônimas em alguns significados. Mesmo que elas tenham significados parecidos, tem como as diferenciar entre uma e outra. Caqui é um fruto vermelho e doce, nascido de um caquizeiro.

Cáqui se refere a tecidos e roupas com essa cor, pois é uma cor marrom amarelada. Por ser paroxítona, a palavra cáqui tem sílaba cá como sendo sílaba tônica, uma palavra de origem no inglês khaki e é uma palavra de significado de cor marrom amarelada. É uma palavra bastante usada ao definir o tecido de algodão ou brim, este último muito usado para confecção de uniformes militares.

Alguns exemplos:

  • A menina derrubou suco em sua calça cáqui.
  • Gosto de sandálias de cor neutra, como bege, branca e cáqui.
  • Os militares usam roupas feitas cáqui.

No caso da palavra caqui, ela é oxítona e tem “qui” como a sua sílaba tônica, com origem na palavra japonesa kaki. Ela se refere a um fruto vermelho ou alaranjando, proveniente do caquizeiro, que tem polpa macia e doce. A palavra caqui é a mais usada pelos falantes ao se referir a essa fruta, porém existem dicionários que afirmam que a forma cáqui é também sinônimo de caqui, sendo correto o seu uso.

Alguns exemplos:

  • O estado de São Paulo investe muito nas plantações de caqui.
  • A fruta caqui costuma ser bem docinha e macia.
  • O caqui é um fruto rico em cálcio, ferro e proteínas. Excelente fonte de saúde.

 

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Acentuação


.