» » Azar ou asar

Azar ou asar

Está precisando ampliar os seus conhecimentos com relação à forma de utilização das palavras azar ou asar? Veja a seguir as informações mais relevantes sobre este assunto e não erre mais.

Azar ou asar

Do ponto de vista da norma culta vigente na Língua Portuguesa as palavras azar e asar existem e podem ser usadas visto que tem a sua grafia adequada mas com significados e aplicações bem diferentes.

A palavra asar é classificada como um verbo que é originado a partir da derivação sufixal na qual à palavra primitiva asa ocorre a inclusão do sufixo -ar sendo que todas as suas formas conjugadas devem igualmente serem escritas com a letra “s”.

Quanto ao seu significado o verbo asar deve ser utilizado para indicar o ato de alguém colocar asas contendo como sinônimo mais conhecido a palavra alar.

Com relação à palavra azar ela pode ser classificada do ponto de vista morfológico como substantivo ou verbo tendo diferentes origens para cada uma destas possibilidades.

Ao ser utilizado como substantivo masculino a palavra azar é proveniente da expressão árabe az-zahr podendo ser usada para indicar a ocorrência de desgraça ou má sorte de alguém.

Ao ser utilizada como verno a sua formação ocorre por meio de derivação sufixal com a adição à palavra primária azo do sufixo -ar podendo ser usado para indicar o ato de fazer azo que é relacionado com causar ou levar à ocorrência de determinada situação.

As palavras azar ou asar são classificadas como homófonas porque são escritas de maneira diferente, tem significados também diferentes mas são pronunciadas da mesma maneira.

Exemplos:

*Eu vou asar este brinquedo para que ele voe com muita intensidade.

*Eu tenho muito azar nos jogos mas sempre tenho sorte nos meus relacionamentos amorosos.

*Osa seus comportamentos azaram comentários pouco indicados sobre você aqui na empresa.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: S ou Z


.