» » Acerto ou asserto

Acerto ou asserto

Pretende conhecer de forma mais profunda as regras e modos para utilizar as palavras acerto ou asserto? Confira a seguir a sua origem e determinações principais para um bom uso em frases.

Acerto ou asserto

Para iniciar as reflexões estas duas palavras estão corretas e existem na Língua Portuguesa podendo ser utilizadas, mas em situações e com contextos diferentes. A palavra acerto consiste em um substantivo masculino proveniente do verbo acertar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e por isso deve sempre ser escrito com c.

Com relação ao seu significado faz referência a algo que foi combinado anteriormente ou ainda a determinada correção efetuada. Indica ainda oportunidade, acontecimentos agradáveis, sensatez bem como a regulagem de determinada máquina.

A palavra asserto, por sua vez, também é um substantivo masculino que vem da expressão latina assertum devendo neste caso ser sempre escrita com ss e nunca com c sendo esta regra válida para suas formas conjugadas e palavras cognatas.

É usado para indicar quando uma afirmação é verdadeira, confirmada ou ainda sendo a forma da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo assertar sendo nesta situação sinônima de asseverar.

Exemplos:

*A minha prova tinha mais acertos do que erros e por isso consegui passar.

*Eu asserto que a sua honestidade é verdadeira.

*Após muitas discussões os envolvidos no acidente chegaram a um acerto final.

*Este asserto informado está correto e pode ser utilizado sem preocupações.

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: C ou S