Home » Principais Dúvidas » Suprassumo, supra sumo ou supra-sumo

Suprassumo, supra sumo ou supra-sumo

Qual a forma correta de escrever suprassumo, supra sumo ou supra-sumo? Descubra aqui!

Suprassumo, supra sumo ou supra-sumo

A maneira certa de escrever a palavra suprassumo, supra sumo ou supra-sumo é suprassumo, portanto a palavra supra-sumo não existe desde o Novo Acordo Ortográfico. Suprassumo é um substantivo masculino que indica o mais elevado grau de algo. A palavra é sinônima de cúmulo, máximo, auge, apogeu, ápice, culminância, quinta-essência, píncaro, cume, entre outras.

Alguns exemplos:

  • Você se acha o suprassumo da inteligência.
  • A sua beleza deveria te levar a ser eleito o suprassumo da beleza.
  • O seu penteado é o mais suprassumo da sofisticação.

A palavra suprassumo é formada por uma derivação prefixal, alterando o seu sentido. Em suprassumo temos o prefixo “supra” com a palavra “sumo”, ficando supra + sumo. Supra é um prefixo de origem latina, com significado de acima, que se refere a uma posição superior.

De acordo com o Acordo Ortográfico, o hífen é usado apenas quando a segunda palavra se inicia com a consoante “h” ou quando o prefixo termina com uma mesma letra de início da segunda palavra. Por exemplo: supra-auricular, supra-humano, supra-axilar, supra-hepático, entre outras, onde em todas as demais situações, o prefixo se escreve unido à palavra que já existe.

No caso de supraciliar, supranormal, supracitado e outras formações em eu o prefixo termina com vogal e a segunda palavra inicia com consoante r ou s, elas devem ser duplicadas, como: suprarrealismo, suprassolar e outras.