Home » Como Escrever » Somatória ou somatório

Somatória ou somatório

É correto escrever somatória ou somatório? Saiba aqui e siga alguns exemplos para não errar mais.

Somatória ou somatório

Tanto a palavra somatória quanto somatória existem em nossa língua, portanto ambas estão corretas. Porém, elas são usadas em situações distintas, o que diferem o seu sentido. Por exemplo, o substantivo masculino somatório faz referência à soma de muitas coisas. Já os adjetivos somatória ou somatório referem-se a algo relativo a soma.

Somatório pode ser tanto adjetivo como substantivo comum e quando adjetivo, ele se apresenta na forma masculina somatório. Quando feminino apresenta-se como somatória, referindo-se a algo relativo a soma, sendo as ações somatórias ou os valores somatórios.

Somatório é uma palavra formada a partir da derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo na palavra já existente, o que altera o seu sentido, por exemplo: somar+tório. Como substantivo comum, essa palavra é masculina e refere-se à soma de diversos resultados, fatos, entre outras coisas.

Alguns exemplos:

  • Tive que resolver rapidamente aquele exercício somatório. (adjetivo masculino)
  • O somatório dos valores foi abaixo do que o esperado. (substantivo comum masculino)
  • Será que consigo resolver rapidamente essa tarefa somatória? (adjetivo feminino)

Somatório é uma palavra formada por uma derivação sufixal. Então, quando é acrescentado um sufixo a uma palavra que já existe e essa altera o sentido dela, como somar + tório, temos essa derivação sufixal. O sufixo nominal –tório forma o substantivo através do verbo, transmitindo a ideia de instrumento de ação.