Home » Principais Dúvidas » Serão ou seram

Serão ou seram

Veja aqui a maneira correta de escrever serão ou seram e tome cuidado com sua escrita.

Serão ou seram?

O jeito certo de escrever a palavra é serão,onde a forma seram está totalmente errada. Serão é uma palavra que mostra a maneira conjugada do verbo ser, na terceira pessoa do plural do futuro presente do indicativo. Essa palavra pode ser um substantivo comum masculino também ao se referir, por exemplo, a um trabalho noturno.

Exemplos de frases:

  • Elas serão ótimas modelos.
  • Eles serão um casal feliz.
  • Os ônibus serão mais rápidos.
  • Todos eles serão pagos por seus trabalhos desempenhados.
  • Eles não serão crianças eternamente.

O verbo ser é o verbo irregular, que não faz parte dos modelos fixos de conjunção verbal. Ele tem alterações nos radicais e nas terminações ao ser conjugado. Porém, para esse caso se segue as regras das terminações dos verbos no futuro presente do indicativo.

A origem do verbo ser está na palavra em latimsedere, que é um verbo bastante usado por meios das pessoas e oferece uma imensa variedade de significados. Esse verbo pode significar o ato de acontecer, pertencer, estar, descender, constituir, referir-se e outros.

O substantivo serão possui origem na palavra do latim seranum, se referindo ao trabalho noturno realizado no meio da noite, a um sarau ou ao momento de convivência que acontece após o jantar.

Por exemplo, “Eu não poderei ir ao cinema hoje porque vou ter que fazer um serão no trabalho”, nesse caso o trabalho noturno se refere ao horário extraordinário.

Alguns exemplos do verbo no futuro do presente do indicativo:

Eu serei

Tu serás

Ele será nós seremos

Vós sereis

Ele serão

Agora você já sabe que a palavra “seram” não existe, então, jamais a use e faça bom uso da palavra serão, que é o verbo ser no futuro.