Home » Principais Dúvidas » Seja bem vinda ou bem-vinda

Seja bem vinda ou bem-vinda

Quer saber como escrever correto “seja bem vinda ou bem-vinda”? veja aqui com alguns exemplos.

A maneira certa de escrever é “seja bem bem-vinda”, isso porque a palavra “bem-vinda” indica que alguém é, foi ou que será sempre bem recebida e refere-se também a saudação de boas-vindas.

Alguns exemplos:

  • Seja bem-vinda à minha casa e sinta-se à vontade.
  • Seja bem-vinda à nossa turma, Aline.
  • Seja bem-vinda à nossa equipe, Maria.
  • Seja bem-vinda para nossa cidade.
  • Seja bem-vinda ao nosso hotel.


Tanto bem-vinda (feminino) quanto bem-vindo (masculino) são palavras formadas por meio de uma composição por justaposição, onde ocorre a formação de uma palavra nova, partindo da junção de duas ou mais palavras. As palavras mantêm sua autonomia, caso estejam apenas justapostas.

Pelo conceito do Novo Acordo Ortográfico, o hífen é usado nas palavras compostas com os advérbios mal e bem quando a segunda palavra se inicia por uma vogal ou pela consoante “h”. Alguns exemplos: bem-humorado e  mal-humorado, bem-estar e mal-estar.

Se a segunda palavra iniciar com a letra “h”, há uma junção das palavras em compostos com os advérbios mal e bem: malmandado, benfeito, benquerente, malcriado e outras. Mas os advérbios podem se manter como autônomos, ainda que em palavras que se iniciam com consoantes, como: bem-criado, bem-vindo, bem-mandado e outros exemplos.