Seiscentos ou seiscentos

Pretende conhecer em detalhes sobre a forma correta de escrever as palavras seiscentos ou seiscentos? Para eliminar os seus principais questionamentos sobre este assunto conheça a seguir a origem, usos e significados relacionados com esta questão em seguida neste artigo.

Seiscentos ou seiscentos

A maneira correta de utilizar estas palavras, de acordo com as normas do português vigentes na atualidade, é seiscentos, sendo que o modo seissentos com o uso de dois “s” em sua escrita é incorreto e não pode ser utilizado em frases e textos.

A palavra seiscentos tem sua origem relacionada com a expressão em latim sexcenti podendo ainda ser originada por meio da composição por meio de justaposição dos vocábulos iniciais seis e cento. Como a palavra cento é originada na expressão em latim centum a mesma deve ser sempre escrita com “c”.

Com relação ao seu significado se refere a um número cardinal que equivale á seis centenas consistindo no resultado da multiplicação de 6 e 100 mostrando que o número 100 foi usado 6 vezes.



Mas a expressão seiscentos pode ainda indicar um substantivo masculino se referindo ao século XVI bem como a acontecimentos relacionados com este período temporal específico devendo, neste caso, ser escrito com a primeira letra maiúscula.

Exemplos:

*O valor do cheque que vou depositar no banco é de seiscentos reais.

*Esta operação matemática tem como resultado seiscentos porque indica a subtração de 100 em um montante de setecentos.

*No início dos anos Seiscentos a educação brasileira estava em um estado básico de seu desenvolvimento.

*É preciso que você pague pelo menos seiscentos reais de sua dívida inicial para que seu nome seja retirado do sistema de proteção de crédito.

*A arte feita durante o período de seiscentos foi caracterizada por uma mistura na relação entre o ser humano e Deus.