Home » Principais Dúvidas » Resignificar ou ressignificar

Resignificar ou ressignificar

Não tenha mais dúvidas ao escrever resignificar ou ressignificar. Conheça a forma correta de escrita.

Resignificar ou ressignificar

A maneira certa de escrever a palavra resignificar ou ressignificar é ressignificar, portanto, a palavra resignificar não está correta. É importante saber que o verbo ressignificar refere-se ao ato de dar um significado novo a algo e é bastante usado na psicanálise e psicologia.

A palavra ressignificar vem do latin e é uma palavra que não é reconhecida no vocábulo ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Alguns exemplos:

  • Eu preciso ressignificar a minha vida.
  • Passados anos, pude ressignificar algo que aconteceu na minha infância e assim consegui compreender o que isso significou de verdade.
  • É fundamental ressignificar algumas normas.

Ressignificar é um verbo que pode ser formado a partir de derivação prefixal, onde é acrescentado o prefixo re- no verbo significar, como: re- + significar. Portanto o prefixo re- significa uma repetição e isso quer dizer que significa voltar a significar. Já a consoante “s” deve ser duplicada para que se mantenha a sonoridade.

Devem ser escritas as formas conjugadas da palavra ressignificar com “ss”, assim como também as palavras suas cognatas, por exemplo, ressignificação. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o hífen não é usado nas formações onde o prefixo termina em vogal, assim como quando a segunda palavra começa com r ou s, onde se deve haver duplicação de ambas as consoantes, como: contrarregra, ressignificar, microrradiografia e outras.