Requisito ou requesito

Comumente encontra-se alguém com a seguinte dúvida: como se escreve, requisito ou requesito? Você sabe? Tire suas dúvidas e descubra a forma certa!

Requisito ou requesito

A forma correta é requisito. Utilizar a palavra requesito é incorrer em erro. É um engano recorrente a confusão entre estas palavras, uma vez que, principalmente a sonoridade da fala pode facilitar o caminho para a má utilização da mesma.

A palavra requisito encontra-se na primeira pessoa do singular do verbo requisitar no presente do indicativo.

Origem e significado da palavra requisito





A palavra requisito é um substantivo masculino que nasce do verbo requisitar, o qual possui suas raízes no latim requisitare, requiro. Implica em condição estabelecida da qual se parte com o objetivo de alcançar certa finalidade, sendo necessária e indispensável. Pode ser de ordem legal, sendo assim atrelada a um documento específico que permite, ou não, o andamento de um processo.

Pode tratar-se de uma exigência ou solicitação temporária.

Sinônimos da palavra requisito

Para que fique mais claro o entendimento do significado da palavra requisto, facilitando assim seu uso cotidiano, a indicação de sinônimos mostra-se viável e elucidativa.

Sinônimos de requisito: quesito, obrigação, exigência, condição, imposição, determinação, preceito, requerido, formalidade.

Conjugação do verbo requisitar




Como dito anteriormente, a palavra requisito derivada da conjugação do verbo requisitar na primeira pessoa do singular no presente do indicativo. Segue a forma como se apresenta:

Eu requisito
Tu requisitas
Ele requisita
Nós requisitamos
Vós requisitais
Eles requisitam

Exemplos de como usar a palavra requisito em frases

Abordar o uso real da palavra requisito em frases, pode terminar por passar a impressão global de tudo que foi apresentado até o momento.

  • O primeiro requisito para o sucesso é o trabalho.
  • Eu requisito documentos confidenciais diariamente.
  • Eu requisito ser atendido neste momento.
  • O amor é o principal requisito para felicidade.