Quadruplicar ou quadriplicar

Embora seja comum presenciar o uso de ambas as palavras,  tanto quadruplicar quanto quadriplicar , há apenas um uso correto para ela, que é quadruplicar. Qualquer emprego da palavra “quadriplicar” está sendo feito de maneira equivocada, uma vê que a palavra não existe no vocabulário da gramática portuguesa.

Quadruplicar ou quadriplicar.

Para o uso da palavra quadruplicar, deve-se levar em conta as condições de uso da palavra, que deve vir sempre que surgir a necessidade de se referir ao ato de multiplicar por quatro (o equivalente, em sinônimos, a quadruplar, redobrar e reduplicar).

Seu uso pode ser empregado, também, para exagerar no aumento de algo. Assim, usa-se quando quer indicar o ato de aumentar ou crescer em demasia, bem como nos sinônimos de aumentar, avolumar, avultar, crescer e intensificar, entre outros.

Origem da palavra quadruplicar.

O verbo quadruplicar tem origem derivada do latim “quadruplicare”, tendo a sua escrita exatamente assim, com a letra “u” compondo a segunda sílaba, e não a letra “i”: qua-dru- pli-car. Da mesma forma devem ser escritas as conjugações do verbo e palavras cognatas de quadruplicar (como, por exemplo, quadruplar, quadruplicação e quádruplo).




Abaixo,podemos conferir a conjugação do verbo quadruplicar, mas no pPretérito perfeito do indicativo. Aqui vai:

(Eu) quadrupliquei;

(Tu) quadruplicaste;

(Ele) quadruplicou;

(Nós) quadruplicamos;

(Vós) quadruplicastes;

(Eles) quadruplicaram.

Exemplos de uso da palavra quadruplicar.

As receitas da empresa quadruplicaram no último mês.

Os alunos quadruplicaram os números para resolver o problema.

Vamos quadruplicar os ingredientes da receita do bolo porque virão muitas pessoas à festa.

Dicas extras sobre palavras relacionadas a quadruplicar.

Como dissemos, quadruplicar se refere a uma multiplicação por quatro. Portanto, o verbo duplicar se refere ao ato de multiplicar por dois, enquanto o verbo triplicar tem o uso mais indicado para se referir ao ato de multiplicar por três.