Propuseram ou proporam

As confusões ortográficas e gramaticais da escrita da língua portuguesa parecem infindáveis. Por exemplo: o certo seria escrever proporam ou propuseram?

Propuseram ou proporam

Realmente, com tantas pessoas se expressando de forma incorreta, esta questão pode gerar dúvidas, mas o correto é propuseram. Esta forma advém da conjugação do verbo propor na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito ou pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

Origem e significado da palavra propuseram





A palavra propuseram surge de uma variação temporal do verbo propor, que por sua vez tem origem do latim proponere. O verbo propor já nasce em relação a outro, no caso o verbo pôr. Esta forma caracteriza um verbo irregular que sofre alterações específicas quando conjugado. Talvez neste sentido fique um pouco mais claro o porquê de usar propuseram ao invés de proporam.

Em seu significado a palavra visa colocar algo para observação ou apreciação de alguém. Oferece-se algo para outrem com um propósito específico sobre a ação. Isso pode ser em forma de conselho, orientação, entre outras formas.

Sinônimos de propuseram

Para melhor elucidar a questão do significado proposto para a palavra propuseram, alguns sinônimos tornam-se absolutamente viáveis para deixar mais claro o assunto.

Sinônimos: Aconselharam, orientaram, sugeriram, insinuaram, recomendaram, apresentaram, ofereceram, apontaram, intentaram, entre outros.

Conjugação do verbo propor

Como dito anteriormente, a métrica para conjugação do verbo propor se apresenta de forma diferenciada da maioria, onde a palavra propuseram aparece na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito ou pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Segue, portanto, a conjugação que demonstra isto.

Conjugação do verbo propor no pretérito perfeito do indicativo:




Eu propus

Tu propuseste

Ele propôs

Nós propusemos

Vós propusestes

Eles propuseram

Conjugação do verbo propor no pretérito mais-que-perfeito do indicativo

Eu propusera

Tu propuseras

Ele propusera

Nós propuséramos

Vós propuséreis

Eles propuseram