Projétil ou Projetil

Está interessado em conhecer todos os principais detalhes para a correta utilização das palavras projétil ou projetil? Fique atento ao artigo em seguida e elimine os seus questionamentos sobre este assunto.

Projétil ou Projetil

Assim como ocorre em outros casos, as duas palavras em análise existem e contam com escrita correta, de acordo com a língua materna brasileira.

Estas duas expressões tem sua origem na palavra em projectile ocorrendo a aceitação de uma dupla pronúncia tendo a classificação de um substantivo masculino com significado de um objeto que é lançado para matar ou destruir uma pessoa ou determinado local.



Pode ainda ser classificado como adjetivo para indicar todos os objetos que podem ser arremessados para longe gerando projeção. O plural destas expressões também é diferenciado sendo que projétil forma o plural projéteis e a palavra projetil forma o plural projetis.

A diferença entre as duas está na sua tonicidade sendo que em projétil a sílaba tônica é o jé devidamente acentuado consistindo em uma palavra paroxítona enquanto na outra expressão “projetil” a sílaba tônica é o til sendo neste caso uma palavra oxítona.

Exemplos:

O projétil foi lançado e atingiu uma escola com dezenas de crianças.

O projetil retirado do local do crime será analisado por peritos capacitados para este trabalho.