Piquenique, pique-nique, picnic ou pic-nic

Não escreva mais errado as palavras pique-nique, piquenique, picnic ou pic-nic. Veja como escrever corretamente.

Piquenique, pique-nique, picnic ou pic-nic

A maneira certa de escrever pique-nique, piquenique, picnic ou pic-nic é piquenique, portanto as outras estão incorretas na língua portuguesa. Isso porque a palavra picnic está correta no inglês, pique-nique é a forma original em francês e pic-nic com hífen não existe.

A palavra piquenique se refere a uma refeição que é partilhada em um bosque, jardim, campo ou outros lugares a céu aberto, onde todos contribuem com a sua parte em comidas, lanches, bebidas, frutas, entre outras opções. É uma forma de saborear os alimentos e bebidas no chão, ao forrar uma toalha estendida pelo campo, parques, praias e até jardins.

Alguns exemplos:


  • Fazer piquenique é aproveitar o dia em contato com a natureza.
  • Que tal um piquenique no parque da cidade neste domingo?
  • Vamos comemorar o seu aniversário com um piquenique?

A palavra piquenique é um estrangeirismo, com origem no francês pique-nique. Em alguns estrangeirismos usamos essa palavra em sua forma original, como delivery, mouse, shopping, por exemplo, em outros usamos em sua forma aportuguesada da palavra, como é o caso de abajur, batom, boxe, entre outros. Nesse caso, usamos a palavra pique-nique de forma aportuguesada para a palavra piquenique, tendo como base as regras da língua portuguesa, conforme nova gramática.