Home » Como Escrever » Pendrive, pen drive ou pen-drive

Pendrive, pen drive ou pen-drive

Não fique mais na dúvida ao escrever pendrive, pen drive ou pen-drive. Veja alguns exemplos.

Pendrive, pen drive ou pen-drive

Não existe ainda um consenso sobre como escrever pendrive, pen drive ou pen-drive. Portanto, escrever de forma separada e autônoma a palavra “pen drive” é o uso mais privilegiado, além de ser a forma mais usada no inglês, que é a língua de origem da palavra. Pen drive refere-se a um dispositivo pequeno de armazenamento de informações e imagens, que pode ser conectado ao computador, notebook, televisores e outros aparelhos com entrada USB.

A palavra pen drive é usada sempre no masculino, como: meu pen drive, o pen drive, entre outros. Isso porque drive é uma palavra masculina, drive, como referindo a outros drives existentes: hard drive, USB drive, flash drive e outros. Por ser um estrangeirismo, o mais indicado é escrever “pen drive”, entre aspas ou em itálico para indicar a condição em ser uma palavra estrangeira.

Alguns exemplos:

  • Preciso comprar um pen drive de 16GB.
  • Utilizo sempre meu pen drive para salvar os meus trabalhos.
  • Com o pen drive posso guardar o que quiser e levar para imprimir.

Em alguns estrangeirismo usamos a forma aportuguesa, como no caso de boxe e abajur, mas em outros casos usamos a forma original da palavra, como é o caso de mouse e shopping. Pen drive é usado em sua forma original, mas poderá em breve ser aportuguesada.