Layout ou leiaute

Está interessado em ficar por dentro de todas as informações sobre o uso das palavras layout ou leiaute? Vamos mostrar os detalhes de sua aplicação em seguida neste artigo.

Layout ou leiaute

Em conformidade com as regras da língua portuguesa, as duas palavras estão corretas e podem ser utilizadas sem problemas, sendo que a sua diferença consiste basicamente no fato de que layout é a palavra original em inglês enquanto que leiaute é o termo da mesma, mas aportuguesado.

Ao considerar sobre o seu uso ainda ocorre a aplicação maior em frases de layout e o seu significado está relacionado com o esboço de um trabalho voltado para o campo da informática e das artes gráficas.

Tem ainda a possibilidade de ser utilizada como indicação de um arranjo físico de elementos em um determinado espaço para que o máximo de funcionalidade seja obtido.



A palavra leiaute, mesmo sendo utilizada em menor proporção, está presente no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras e por isso pode ser utilizada sendo considerada neste caso um estrangeirismo que varia de sua forma original.

Exemplos:

*O layout do projeto vai ser apresentado ao cliente na reunião de amanhã.

*O novo leiaute da casa ficou bem mais prático e funcional para os seus moradores.

*O layout desta página está dando mais trabalho para o designer gráfico.