Impecilho ou empecilho

Possui interesse em conhecer as regras relacionadas com o uso das palavras empecilho ou empecilho? Aprenda a seguir as regras e dados mais relevantes para não cometer mais erros em seu uso como seus significados, origem de sua utilização bem como sua classificação morfológica.

Impecilho ou empecilho

Ao considerar as regras relacionadas com a língua portuguesa, a forma certa de escrever esta palavra é empecilho, sendo que na forma empecilho existe erro e portanto a mesma não pode ser utilizada.

A origem da palavra empecilho ocorre por meio de um processo de derivação sufixal com a adição do sufixo “ilho” à palavra primitiva empeço e como esta começa com “e” a expressão derivada dela, empecilho, também deve seguir esta regra sendo escrito em seu início com em e não com “im”.

Esta palavra é classificada como um substantivo comum masculino podendo ser usado em frases e orações para fazer uma referência à presença de alguém ou alguma coisa que faz o impedimento ou gera dificuldade para que uma outra coisa seja feita.

Exemplos:




Esta menina é um grande empecilho para que eu conquiste o amor de João.

Eu quero que sejam eliminados todos os empecilhos referentes à assinatura deste contrato.

As pessoas precisam aprender desde cedo a lidar com os empecilhos que surgem em sua vida passando por eles e evoluindo.

O empecilho criado pela minha mãe não impediu o adolescente de sair de carro e acabar morrendo.

Você é um dos maiores empecilhos para a minha felicidade completa.

Eu pretendo eliminar o empecilho existente com relação aos meus estudos e ser aprovado na seleção do vestibular.

Sinônimos de empecilho ou empecilho

Para que você compreenda de forma melhor o uso da palavra empecilho veja em seguida algumas palavras que podem ser utilizadas com significado semelhante a esta expressão em análise:

Barreira;

Bloqueio;

Obstáculo;

Problema;

Freio;

Dificuldade.